25 de ago. de 2009

Chave geral

Que seria a chave geral: é uma visão geral do que os arcanos menos representam dentro do todo, que é o tarot completo.

O tarot é composto de arcanos menores, nos nipes de bastões (paus), taças (copas), espadas, e moedas(ouros). São 56 cartas, 14 em cada naipe. a saber Ás, 2 ao 10, Valete, Dama e Rei, e o Cavaleiro, que não aparece nas cartas mais vistas. Eu não uso a carta do cavaleiro, mas vou tentar explicá-la quando vier a hora.

Fala-se que os arcanos maiores e arcanos maiores formam um ciclo que representa a vida espiritual, onde o nipe último (moedas/copas) é o 4° nipe, por isso o nipe de transição.

Aos Arcanos maiores temos 22 cartas. Aos autores colocam 21 cartas + 1 com o n° de 0, que seria o Louco/O Mago. O Louco/Mago pode vir ao número 0, ou ao número 1. Eu, pelo sistema númerico (hebraico) que eu uso, prefiro colocá-lo como 1.

A carta 22, O Mundo, funcionaria como o nipe de copas, no que diz respeito à transição entre as cartas (note, 2+2 = 4). Mas O Mundo significa mais que isso, ele nos traz a idéia de transição entre a vida espiritual e a vida material, como conta a "história" do tarot.

Vou começar com os números, pra ficar mais fácil enchergar as relações que fazem as cartas do tarô, que facilita a associação entre elas, e ajuda a leitura e identificação da natureza dos acontecimentos.

see ya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?