25 de ago. de 2009

Rotas

Vou colocar a numerologia que eu mais me identifico, que é simples e extremamente prática.
Tirei do livro O Tarô dos Boêmios, de Papus, edição de 2003.

Começando:
O tarot está escrito sobre esta palavra, disposta em ROTA.
Num livro que li no início de meus estudos de ocultismo me deparei com um talismã que nunca dei atenção, mas que veio a se repetir neste livro, como a chave de roda do tarot, que consiste na Rota. A Rota estabelece as relações de todos os arcanos maiores com os menores. Se alguém se interessar explico como é o desenho da roda, mas não é importante, pode servir de curiosidade. Ao girar essa roda pelo centro do círculo, vê-se a relação dos números/nipes/figuras e arcanos aparecer. Assim, os arcanos 1 (os aleph) apresenta-se sucessivamente diante de todos os grupos de arcanos menores e obteremos uma série de palavras cujo sentido seria fácil determinar caso fossemos pessoas que mantém dicionários hebraicos em casa. Mas é uma coisa muito bonita, uma matemática precisa. O talismã era:

SATOR
AREPO
TENET
OPERA
ROTAS

Pode-se notar que lendo as palavras de absolutamente qualquer direção, ter-se as mesmas palavras, em mesma ordem. Diz o livro (Feitiços de Amor das Bruxas de Salém, de Lilith McLelland) que esse talimã era utilizado pra evitar incêndios, e que a tradução grosseira seria "Arepo, o semeador retomou o trabalho com as suas rodas". O talismã debaixo, o talismã Salom era usado pra ganhar o amor de uma mulher.


SALOM
AREPO
LEMEL
OPERA
MOLAS

Mas não o acho relevante.Ah, o que a gente tem com isso mesmo? A Rota do tarô. O tarô tem um "caminho".Essa rota vai do princípio criador, Deus, representado pelo número 1 (aleph em hebraico), o princípio criador que da origem a todas as coisas. Passa ao poder conservador (2, he), que mantém a criação divina; Assim chegamos ao gancho que liga os dois primeiros, o número 3 (vau), indo ao número de transição do ternário (ternário = formado por 3) que é o 4: a volta, o reinício, o 2° he. Por que 2° He? Veremos.

As letras IOD HE VAU HE formam a palavra que indica a Unidade de origem. Tarô, Thora, Rota são as palavras que indicam necessidades e inspirações.
Iod He Vau He também está relacionada à palavra INRI (Igne Natura Renovatur Integra), que e indica Unidade de origem os franco-maçons e aos católicos; Iesus Nazarenus Rex Iudeorum é o pólo oposto, científico e religioso, físico e metafísico de uma mesma doutrina.

Voltando à Rota: tentemos nos lembrar sempre dessa noção de ROTA; o caminho que o Tarot pretende trilhar dentro da historia que ele representa. Eu poderia fazer outras milhares de relações com outros nomes de várias outras doutrinas, mas acho que afirmei minha questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?