6 de jun. de 2010

Valetes

Os valetes são regidos pelos Arcanos 19 e 20, que são arcanos "ad infinitum". Não tem mais outra progressão seternária depois deles, então são Arcanos postitivo e negativo (respectivamente) de transição. Transição entre os Se-Ternários.



Respectivamente, Paus, Copas, Espadas e Ouros, no Tarot Voodoo de Bew Orleans.
Note que os nipes são puramente correspondências, são, na verdade, elementos: Petro (fogo), Rada (ar), Congo (água) e Santeria (terra).
Outro exemplo de cartas que fogem aos elementos clássicos.

Primeiro o valete de Iod, Valete de Paus


Então temos o Valete de Paus, que é Positivo (Iod) regido pelo Arcano 19 (O sol), positivamente. O positivo do positivo.
O Sol é uma carta de superação, de alcance, de clímax espiritual, então nosso Valete, que representa sempre um rapaz novo, é um rapaz de grande índole, fiel, virtuoso, que nutre os melhores sentimentos possível pelo consulente.
Pessoa discreta que é inimigo da calúnia, amigo dedicado, em resumo.
Representa pretendente, no geral. Para mulheres, mas não o sendo significa rival aos homens. Rival este que não jogará sujo para conquistar a moça em questão.
Nas empresas indica bons resultados, investimento com retorno.







Valete de Copas

O Valente de Copas é, também, positivo, mas é regido negativamente pelo Arcano 20, que é O Julgamento.
Isso vai colocar nosso rapaz numa posição um tanto diferente da do de Paus: sua regência negativa vai influênciar em suas ações, mas não modifica sua essência positiva.
Ele tem bom coração, é sincero e opta pelo bem. 
Quando esta carta sai a uma moça é seu pretendente: e ele é digno de suas investidas. Mas ao cair a um rapaz significa não só rival, mas dificuldade a dar conclusão a objetivos de casamento. O início de sua união será conturbado, mas ao fim tudo dará certo.
Mesma interpretação pode-se dar à negociantes e empresários que procurem saber de seus negócios: dificuldades preocupantes, mas passageiras. Evitar desesperar-se por ser coisa pouca.




Valete de Espadas

O Nipe de Espadas é um nipe ja negativo. Sua natureza já é negativa, mas temos aqui a regência positiva do Arcano Sol. Este arcano vai trazer a este nipe a postura e disciplina que ele não teria.
Temos aqui, então, um rapaz de maus costumes, perverso, avaro, arrogante e abusado.
Pessoa que diz-se amiga, mas que poderá abandonar o consulente sem ponderar nenhum tipo de conseqüência, nem ao menos preocupando-se em tirar algum proveito disso.
O Arcano em questão empresta um brilho mentiroso ao nosso jovem de Espadas, causando muitos enganos.
Como amigo ou pretendente é um rapaz a tomar cuidado e procurar ficar distante.
Como notícias de negócios avisa ao negociante uma terrível má fase, ao empresário que não é tempo de investir.
Em todas as fazendas é aviso de mau agouro, de dificuldades, de ilusão e mentira.


Valete de Ouros

Ouros é nipe também negativo, e está sendo regido pel'O Julgamento, negativamente.
Teremos portando um casamento de negatividades.
O rapaz de Ouros será de gênio estranho e turbulento. Excessivamente ambicioso, sem preocupar-se com a posição ou necessidades do consulente, este valete procurará trilhar qualquer caminho até seus objetivos.
É intersseiro, e suas relações baseiam-se no proveito que elas podem gerar. É adulador e vil, enganando o consulente sobre suas reais intenções.
Se à uma moça solteira significa que seu pretendente é um forasteiro, alguém de fora. 
Se o valete vier acompanhado de uma carta de Copas significará que é um amante virtuoso, que realmente ama a consulente, e está fora de perigo, pois seu amante é dos mais verdadeiros.
Se vier acompanhado por carta de Paus quererá dizer que ele é, tambem, sincero e amoroso.
Mas se a carta que o acompanha for uma de Ouros (ou espadas) prediz ilusão, enganos e muita dor nas relações que se seguirem.
Aos negociantes, militares, empresários é somente necessário tomar a índole da carta e notar que coisas ruins estão para vir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?