27 de mar. de 2010

Escala Espírita

Este texto, e subseqüentemente o quadro, foram feitos por Kardec. Removi as partes que deixariam o texto extenso e cansativo, sem tira-lhe o sentido.

100 - Observações preliminares - A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adiquiriram e nas imperfeições de que ainda terão que despojar-se. (...) De um grau a outro a transição é insensível e, nos limites extremos, os matizes se apagam, como nos reinos da natureza, como nos diferentes períodos da vida do homem. (...) Deixaram-nos a nós a forma, a escolha dos termos, as classificações, numa palavra, os sistemas.
Façamos ainda uma consideração que não se deve jamais perder de vista, a de que entre os espíritos, do mesmo modo que entre os homens, há os muito ignorantes, de maneira que nunca serão demais as cautelas que se tomem contra a tendência a crer que, por serem espíritos, todos devam saber de tudo. (...) Consideram da primeira categoria todos os Espíritos que lhes são superiores, por não poderem apreciar as gradações de saber, de capacidade e de moralidade que os distinguem. (...)
Os Espíritos em geral admitem 3 categorias principais, ou 3 grandes divisões.(...)
Faremos, todavia, notar que estes não ficam pertencendo a este ou aquele grupo. Sendo sempre gradual o processo deles e muitas vezes mais acentuado num sentido que em outro, pode acontecer que muitos reúnam em si os caracteres de várias categorias, o que seus atos e linguagem tornam possível apreciar-se.

Terceira Ordem - Espíritos Imperfeitos

Características gerais: Predominância da matéria sobre o espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são consequêntes.
Têm intuição de Deus, mas nao o compreendem.
Nem todos são essencialmente maus. Em alguns há mais leviandade, irreflexão e malícia que verdadeira maldade. Alguns não operam nem pelo bem ou mal, já outros se comprazem no mau.
 inteligência acha-se aliada à maldade ou à malícia. Têm idéias mais ou menos elevadas e mais ou menos abjetos são seus sentimentos de acordo com seu desenvolvimento intelectual.
Confunde os conceitos da vida espírita com as idéias e preconceitos da vida corporal.
Na linguagem que usam se lhes revela o caráter. 
Eles vêem a felicidade dos bons espíritos e isso lhes constitui incessante tormento, porque os faz experimentar todas as angústias que a inveja e o ciúme podem causar.
Sofrem com as lembranças de outras vidas e julgam que assim sofrerão para sempre.

Compõem 5 outras classes:

Décima classe:
Espíritos Impuros - Inclinados aos mal, ocupam-se exclusivamente disso. Sopram a discórdia e a desconfiança. Ligam-se aos homens de caráter fraco, satisfeitos por retardarem-lhe o crescimento.
Reconhece-os pela linguagem em suas manifestações. São triviais e grosseiros - assim como nos homens o linguajar mostra sua inferioridade moral, senão intelectual.
Alguns povos os arvoram em divindades maléficas como demônios ou maus gênios.
Quando encarnados se mostram propensos a todos os vícios geradores ed paixões vis e degradantes: sensualidade, crueldade, felonia, hipocrisia, cupidez, avareza sórdida...
Fazem o mal por prazer, muitas vezes sem motivo algum. E por ódio ao bem escolhem suas vítimas entre as pessoas honestas.

Nona Classe:
Espíritos Levianos - A esta classe estão aqueles espíritos que a supertição convencionou como Duendes, trasgos, gnomos e diabretes.
São maliciosos, ignorantes, zombeteiros.
Metem-se em tudo, a tudo respondem, sem se incomodarem com a verdade.
Gostam de induzir ao erro, trazem poucas e pequenas alegrias, intrigas, mistificações.
A linguagem a que se utilizam comunmente é espirituosa e facetada, mas sem profundeza de idéias. Aproveitam-se das esquisitices e ridicularidades humanas e os apreciam, mordazes  satíricos.
Quando tomam nomes supostos é mais por malícia e pregação de peças que por maldades.

Oitava Classe:
Espíritos Pseudo-Sábios - Dispõem de conhecimentos bastante amplos, mas crêem saber mais do que realmente sabem.
Tendo realizado diversos progressos sua linguagem aparenta seriedade, chegando a iludir os desavisados, de acordo à suas capacidades e luzes.
Mas, em geral, não pssam de idéias, preconceitos e crenças que adquitiram na vida terrena.
Misturam verdades com erros, acabam entrando na presunção, no orgulho, no ciúme e na obstinação.

Sétima Classe:
Espíritos Neutros - Nem bons o suficiente pra fazer o bem, nem maus para operar o mau.
Não vão muito longe dos conceitos básicos que se espera à moral ou à inteligência humanas.
Apegam-se ao mundo físico, cujas alegrias grosseiras ainda sentem saudades.

Sexta Classe:
Espíritos Batedores e pertubadores - Não formam uma classe específica sozinhos, podem encaixar-se em qualquer uma das classes anteriores.
Manifestam-se por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas, movimentos e deslocamentos anormais.
São agentes de vicissitudes globais, seja sobre o ar, a água ou o fogo, pois reconhece-se que esses fenômenos não derivam de causas fortuitas, pois denotam caráter intencional e inteligente, sendo estes designados por espíritos mais elevados e realizados pelos desta classe.


Segunda Ordem: Bons Espíritos

Características Gerais:Predominância do espírito sobre matéria. Possuem desejo pelo bem, têm qualidades e poderes para tal de acordo com seu adiantamento.
Uns têm a ciência, outros a sabedoria, ou bondade. 
Os mais adiantados reúnem qualidades à moral. 
De acordo ainda com seu adiantamento conservam mais ou menos características físicas corporais, e de linguagem, assim como comportamento e hábitos.
Compreendem Deus e o infinito e já gocam da felicidade que somente os bons poderiam. 
Ficam felizes pelo bem que fazem, e pelo mau que impedem. 
Já não apresentam as más paixões, mas ainda têm provas a realizar.
Não os movem orgulho ou egoísmo, ou ambição. Não experimentam ódio, rancor, inveja ou ciumes.
Nas épocas de supertições estes seriam os Bons Gênios, Gênios Protetores.

Compõem 4 outras classes:

Quinta Classe:
Espírtos Benévolos - Sua bondade é sua característica principal. Mas, limitados são seus conhecimentos. Hão progredido mais moralmente que intelectualmente.

Quarta Classe:
Espíritos Sábios - Distinguem-se pelos seus aplos conhecimentos. Preocupam-se mais com as questões intelectuais que as morais, para as quais têm maior aptidão.
Já não são dominados por paixões, então se dedicam à ciência por sua utilidade.

Terceira Classe:
Espíritos de Sabedoria - As qualidades morais de ordem mais elevada. Têm conhecimento limitado, mas muito mais sábios que nenhum homem jamais seria.

Segunda Classe:
Espíritos Superiores - Estes reúnem em si a ciência, a sabedoria e a bondade.
Sua linguagem exala sabedoria, bondade e é invariavelmnt digna e elevada.
Sua superioridade os torna mais aptos que qualquer outros a nos proverem informações exatas sobre as coisas todas.
Comunicam-se somente com homens de boa-fé para fins benévolos.
Afastam-se daqueles de se baseiam na curiosidade, que fogem à prática do bem.
Quando, por EXCEÇÃO encarnam nesta Terra é somente para cumprir missão de progresso e nos oferecer aspirações de aperfeiçoamento.

Primeira Ordem - Espíritos Puros

Características Gerais:Absolutamente nenhuma influência da matéria. Superioridade intelectual e moral absoluta.

Primeira e única Classe - Estes percorreram todas as outras classes e se despojaram de todas as impurezas da matéria.
Gozam de inalteráveis bênçãos e trabalham no seio de Deus. 
São designados comos Anjos, Arcanjos ou Serafins.








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