22 de dez. de 2009

A vida e a morte

68 - Qual a causa da morte dos seres orgânicos?
"Esgotamente dos órgãos"
a) Poder-se-ia comparar a morte à cessação do movimento de uma máquina desorganizada?
"Sim; se a máquina está mal montada, cessa o movimento; se o corpo está efermo, a vida se extingue"

69 - Por que é que uma lesão do coração mais depressa causa a morte do que as de outros órgãos?
"O coração é a máquina de vida, não é, porém, o único órgão cuja lesão ocasiona a morte. Ele não passa de uma das peças essenciais."

70 - Que é feito da matéria e do princípio vital dos seres orgânicos, quando estes morrem?
"A matéria inerte se decompõe e vai formar novos organismos. o princípio vital volta à massa donde saiu"

Morto o ser orgânioco, os elementos que o compõem sofrem novas combinações, de que resultam novos seres, os quais haurem na fonte universal, o princípio da vida e da atividade, o absorvem e assimilam, para novamente o restituírem a essa fonte, quando deixarem de existir.
Os órgãos se impregnam, por assim dizer, desse fluido vital e esse fluido vital dá a todas as partes do organismo uma atividade que as põe em comunicação entre si. (...) Mas, quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos estão destruídos, ou muito profundamente alterados, o fluido vital se torna impotente para lhes transmitir o movimento da vida, e o ser morre.
(...)
A quantidade de fluido vital não é absoluta em todos os seres orgânicos. Varia segundo as espécies e não é constante, quer em cada indivíduo, quer nos indivíduos de uma tal espécie. (...) Daí, pára alguns, vida mais ativa, mais tenaz e, de certo modo, superabundante.
A quantidade de fluido vital se esgota. Pode tornar-se insuficiente para a conservação da vida, se não for renovada pela absorção e assimilação das substâncias que o contén (que você anda comendo?).
O fluido vital se transmite de um individuo a outro. Aquele que  o tiver em maior porção pode dá-lo a um que o tenha de menos e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?