22 de dez. de 2009

Inteligência e Instinto

71 - A inteligência é atributo do princípio vital?
"Não, pois que as plantas vivem e não pensam: só têm vida orgânica. A inteligência e a matéria são independentes, porquanto um corpo pode viver sem a inteligência. Mas, a inteligência só por meio dos órgãos materiais pode manifestar-se. Necessário é que o espírito se una à matéria animalizada para intelectualizá-la"

A inteligência é uma faculdade especial, peculiar a algumas classes de seres orgânicos e que lhes dá, com o pensamento, a vontade de atuar, a consciência de que existem e de que constituem uma individualidade cada um, assim como os os meios de estabelecerem relações com o mundo exterior e de proverem às suas necessidades.
Podem distinguir-se assim: 1° os seres inanimados - constituídos só de matéria,s em vitalidade nem inteligência; 2° os seres animados que não pensam, formados de matéria e dotados de vitalidade, porém, destituídos de inteligência. 3°, os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade e tendo a mais um princípio inteligente que lhe outroga a faculdade de pensar"

72 - Qual a fonte da inteligência?
"Já o dissemos; a inteligência universal"
a) Poder-se-ia dizer que acasa ser tira uma porção de inteligência da fonte universal e a assimila, como tira e assimila o princípio da vida material?
"Isto não passa de simples comparação, todavia inexata, por que a inteligência é uma faculdade própria de cada ser e constitui a sua individualidade moral. Demais, como sabeis,h há coisas que ao homem não é dado penetrar e esta, por enquanto, é desse número."

73 - O instinto independe da inteligência?
"Precisamente, não. Por isso que o instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio. Por ele é que todos os seres prevêem às suas necessidades."

74 - Pode-se estabelecer uma linha de separação entre o instinto e a inteligência, isto é, precisar onda um acaba e começa a outra?
"Não, por que muitas vezes se confundem. Mas, muito bem se podem distinguir os atos que decorrem do instinto dos que são da inteligência"

75 - É acertado dizer-se que as faculdade instintivas diminuem à medida que crescem as intelectualidades?
"Não; o instinto existe sempre, mas o homem o despreza. O instinto também pode conduzir ao bem. Ele quase sempre nos guia e algumas vezes com mais segurança do que a razão. Nunca se transvia."
a) Por que nem sempre é guia infalível a razão?
"Seria infalível, se não fosse falseada pela má educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio"
-- Note que à medida que recebemos maior inteligência, maior nossa liberdade, maior nosso domínio sobre nossas ações, e maior a responsabilidade sobre elas.

O instinto é uma inteligência rudimentar, que difere da inteligência propriamente dita, em que suas manifestações são quase sempre espontâneas, ao passo que as da inteligência resultam de uma combinação e de um ato deliberado.
O instinto varia em suas manifestações, conforme às espécies e às suas necessidades. Nos seres que têm a cibsciência e a percepção das coisas exteriores, ele se alia à inteligência, isto é, à vontade e à liberdade.

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