16 de out. de 2009

Arcanos Maiores 1 - Chave Numéria e Noção de Ternários

Cada carta dos Arcanos Maiores tem uma iamgem específica e é importante que seja respeitada. O objetivo de cada imagem é ajudar o cartomante a se lembrar de tudo que ela representa!
Note que muitas cartas, muitos tarots por ae não respeitam isso: O objetivo é fazer cartas mais bonitas, mais criativas. Vendem mais, é verdade, mas pode confundir quem o joga.
As imagens expressam idéias que não podem ser ignoradas.
Cada carta dos arcanos menores tem um significado bastante específico, restrito e bastante imutável. Como as cartas Maiores têm possibilidade de saírem "viradas" seu significado acaba se transformando.
Então as cartas Maiores têm muitos significados, várias interpretações de acordo com o assunto que se trata, por isso é importante estar atento a todos os símbolos.
Vou começar, de novo, com numerologia, e a chave numérica dos Arcanos Maiores antes de dar o significado de cada carta particular.

Vamos pegar, primeiro, as 4 primeiras cartas que vão compor o primeiro ternário.
Os n° 1, 2, 3 e 4 indicam de imediato a classificação a ser adotada e a natureza dos termos. Novamente:
1 - Iod e é Ativo
2 - He e é Passivo

3 - Vau e é Neutro
4 - 2° He e é (re)ativo, ou transitório.

O arcano 4 funciona exatamente como o 10 dos arcanos menores: como transição entre um ternário e outro.
Esse é o Primeiro Ternário. Por que não um "quaternário"? Por que, no próximo ternário o 4 entra como o número um. Forma-se um triângulo.
Onde vê-se N é onde colocaremos o Iod. O 1, no caso do Primeiro Ternário. O 4, no caso do 2° Ternário, e assim segue-se.
O He, que é negativo, em seu respectivo símbolo, e o Vau, idem.

No Segundo Ternário Teremos o 4 como Iod, o 5 como He, o 6 como Vau e o 7 como elemento transitório para o Terceiro Ternário.

Na hora de montar nossa significação/relação das cartas Maiores entre si, é muito importante compreendar a relação entre os Se-Ternários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?