4 de set. de 2009

Considerações e concordâncias Bíblicas concernentes à Criação

59 - Os povos hão formado idéias muito divergentes acerca da Criação, de acordo com as luzes que possuíam. Apoiada pela Ciência, a razão reconhecer a inverossimilhança de algumas dessas teorias. A que os Espíritos apresentam confirma a opnião de há muito partilhada pelos homens mais esclarecidos.
- A objeção que se lhe pode fazer é a de estar em contradição com o texto dos livros sagrados. Mas, um exame sério mostrará que essa contradição é mais aparente que real e que decorre da interpretação dada ao que muitas vezes só tinha sentido alegórico.
- A questão de ter sidoAdão, como primeiro homem, a origem exclusiva da Humanidade não é a punica a cujo respeito as crnças religiosas tiveram que se modificar. O movimento da Terra pareceu, em determinada época, tão em oposição às letras sagradas, que não houve gênero de perseguições a que essa teoria não tivesse servido de pretexto, e no entanto, a Terra gira, mau grado aos anátemas, não podendo ninguém hoje contestá-lo, sem agravo à sua própria razão.
- Diz também a Bíblia que o mundo foi criado em 6 dias e põe a época da sua criação há 4 mil anos, mais ou menos, antes da era cristã. Anteriormente a Terra não existia; foi tirada do nada: o texto é formal. Eis porém que a ciência positiva, a inexorável ciência, prova o contrário. A historia da formação do globo terráqueo está escrita em caracteres irrecusáveis no mundo fóssil, achando-se provado que os 6 dias da criação indicam outros tantos períodos, cada um de, talvez, muitas centenas de milhares de anos. (...) A conclusão a tirar-se é que os homens se equivocaram ao interpretar a Bíblia.
- À Gênese mostra em que ordem os seres vivos aparecem na superfície da Terra, assim como foi descoberto eventualmente pela Ciência. Mas com a diferença não tê-lo sido em alguns dias.(...)
- De acordo com Moisés, a Ciência coloca o homem em último lugar na ordem da criação dos seres vivos. Moisés indica como sendo o do dilúvio universal, o ano 4.654 da formação do mundo, ao passo que a geologia nos aponta como anterior ao homem. Contudo, nada prova que isso seja impossível. A questão está em saber se o cataclismo geológico é o mesmo a que assistiu Noé.
- A existência do homem antes do dilúvio geológico ainda é, com efeito, hipotético.
- Não daria tempo de Adão, como uma única família ter povoado toda a Terra em 2.350 anos! Lembrando que quando ao 8° século os hebreus migraram para o Egito encontraram tal país já bastante povoado, e adiantado enquanto civilização.
- A história aponta que também a Índia e outros países estavam florescentes à mesma época.
- Lembrando também da imensa diferença física e cultural que se apresentam os diversos povos.

Texto de Kardec, o qual eu tirei e mechi muita coisa pra tentar faze-lo menos cansativo. O que é uma terefa quase impossível.
Em sua defesa, não havia espiritismo em 1857 (lançamento do livro), e um físico, cientista se envolvendo em religião era um tanto controverso, e ele queria provar por quantas equações pudesse veracidade, e "cientologia" da coisa.
Enfim, o caso é que quando lemos a bíblia depois de evangelizar dentro do Espiritismo lemos a coisa com outros olhos, e, sempre lembrando que nos é dado conhecer as coisas dentro de um tempo específico, identificamos algumas alegorias, algumas metáforas que nos dão, como em estudo primário, a sucessão das coisas!
Costumo dizer que o conhecimento na espiritualidade é como séries. Temos classes de espíritos, e eu costumo fazer a relação com as séries.
As classes menos evoluídas não teriam como digerir certos tipos de informação. Tanto pela razão debilitada, tanto por pouco apoio científico pra ajudar.
Mas Karedc tinha o talento único de se estender e enfadonhar absolutamente qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?