8 de mar. de 2010

Forma e ubiqüidade dos Espíritos

88 - Os Espíritos têm forma determinada, limitada e constante?
"Para vós, não; para nós, sim. O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea"
a) - Essa chama ou centelha tem cor?
"Tem uma coloração que, para vós, vai do colorido escuro opaco a uma cor brilhante, qual a do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro"

Representam-se de ordinário os gênio com uma chama ou estelha na fronte, É uma alegoria, que lembra a natureza essencial dos Espíritos. Colocam-na no alto da cabeça, porque aí está a sede da inteligência.

89 - Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço?
"Sim, mas fazem-no com a rapidez do pensamento"
a) - O pensamento não é a própria alma que se transporta?
"Quando o pensamento está em alguma parte, a alma aí tambem está, pois que é a alma quem pensa. O pensamento é um atributo"

90 - O Espírito que se transporta de um lugar a outro tem consciência da distância que percorre e dos espaços que atravessa, ou é subitamente transportado ao lugar onde quer ir?
"Dá- uma e outra coisa. O Espírito pode perfeitamente, se quizer, inteirar-se da distância que percorre, mas também essa distância pode desaparecer completamente, dependendo isso da sua vontade, bem como da sua natureza mais ou menos depurada."

91 - A matéria opõe obstáculo aos Espíritos?
"Nenhum; eles passam atrazvéz de tudo. O ar, terra, as águas e até mesmo o fogo lhes são igualmente acessíveis"

92 - Têm os espíritos o dom da ubiqüidade? Por outras palavras: um Espírito pode dividir-se, ou existir em muitos pontos ao mesmo tempo?
"Não pode haver divisão de um mesmo espírito; mas, cada um é um centro que irradia para diversos lados. Isso é que faz parecer estar um Espírito em muitos lugares, ao mesmo tempo. Vê o sol? É um somente. No entanto, irradia em todos os sentidos e leva muito longe seus raios. Contudo, não divide-se"
a) - Todos os Espíritos irradiam com igual força?
"Longe disso. Essa força depende do grau de pureza de cada um"

Cada espírito é uma unidade indivisível, mas cada um pode lançar seus pensamentos para diversos lados, sem que se fracione para tal efeito (...)

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