22 de out. de 2009

Significado dos Nipes

Paus representa Iod, o macho ou o Ativo.
Copas representa o He, o feminino ou Passivo.
Espadas representa o Vau, a união dos dois primeiros.
Ouros é o 2° He.

Algumas correspondências entre as figurações e simbolismos.
(Guilherme de Postel e Eliphas Lévi desenvolveram mais esses estudos e mostraram que as letras do tetragrama podemos ser aplicadas no simbolismo de todos os cultos)
Paus poderia ser o báculo episcopal, ou uma clava.
Copas é representado por umn cálice.
Espadas é representada pela cruz.
Ouros pode ser representada pela hóstia - que é transição para o mundo físico para o espiritual, ou moedas, nas cartas ciganas

Há quem goste de fazer as relações entre os elementos, deixando que ar, água, fogo e terra sejam representados por Paus, Copas, Espadas e Ouros respectivamente. Ou com as sesações humanas, a citar Razão, Emoção, Espírito e Matéria, também respectivamente.
Há quem relacione com as estações, que ficariam, em ordem: Verão, Outono, Primaver  e Inverno; estendendo-se para os períodos mais especificos, ditando que o Ás rege a primeira semana da estação de seu nipe. O rei teria a segunda semana sob sua influência, seguida pela dama, que rege a terceira. As regências se sucedem na ordem decrescente, até o dois, que domina a última semana da estação.

As cartas vermelhas são geralmente associadas às características femininas, passivas, yin;
As pretas relacionam-se, em geral, às características, masculinas, ativas, yang.
Sobre esta última parte é fácil compreender o porquê, já que fizemos relações desses nipes com seus arcanos maiores, e notamos que os Arcanos negativos, femininos e passivos se relacionam com os nipes de Copas e Ouros, enquanto os Arcanos poisitivos, masculinos e ativos se relacionam com os nipes Paus e Espadas.
(Lembrando que o símbolo positivo já é relacionado ao masculino, e o negativo ao feminino)

As 12 cartas contendo figuras são ligadas aos 12 seguidores encontrados em religiões e mitologias ao redor do mundo ( os 12 apóstolos, os 12 deuses do Olimpo), e também aos 12 signos zodiacais.
As 13 cartas de cada naipe representam os 13 meses lunares do ano, as 13 semanas de cada estação e os 12 meses anuais adicionados à unidade do ano.
As três figuras (valete, dama e rei) são associadas simbolicamente às trindades existentes em várias religiões, como a egípcia (Osíris, Isis e Hórus) e a céltica (Belinis, Taranis e Hesus).

Enfim, as possibilidades são praticamente infinitas e eu não costumo trabalhar com nenhuma dessas relações. Muitas delas foram feitas puramente por exotéricos sem muito cuidado - EU acho - e eu prefiro não me ligar muito a elas. Mas quanto mais lermos, melhor.

Começando:
Vou usar meu livro preferido sobre Arcanos Menores, que é o Capa de Prata de São Cipriano. Lá temos uma Significação Geral dos 4 nipes:
"Paus - Símbolo da amizade; indica a importância de pessoas influentes. Com outras cartas boas Paus lembra a necessidade de conservar as amizades para vencer os obstáculos. Contudo, quando as cartas que acompanham indicam má sorte este nipe mostra que os amigos podem desertar o consulente se sua vida não for bem." Cuidado com essa dualidade de Paus. Observar sempre as cartas que cercam para saber como é realmente esse "amigo" que está sendo representado.
"Copas - Mostra pessoas de grande coração e valor, de poderosa força emocional. Indica sucesso, integridade e diminui o poder do mau excetuando os casos de amor e amizade. Aqui o nipe pode indicar sofrimento." Pessoas representadas por Copas são interpretadas como pessoas de confiança, amigos/amantes leais.
"Espadas - São, em geral, avisos que resguardarão o consulente da má sorte. São cartas azaradas. Inimizades, problemas de todas naturezas e dificuldades". Pessoas representadas por espadas costumam ser egoístas, más, crueis e falsas. Eu gostaria de fazer um adendo sobre avisos de azar: vamos tentar nos ater e dar muita atenção a avisos de dificuldades: é aqui que mora o grande motivo de abrir o tarot; identificar as dificuldades e poder aconselhar o consulente de forma que ele consiga se preparar ou até mesmo evitar tais desastres.
"Ouros - Lado prático da vida. Dificuldades simples pequenas. Necessidade de auxílio pra completar os projetos. Quando ouros estiver perto de uma carta indicando sucesso, lembrar de que o projeto necessitará de investimento financeiro. Mostra possibilidade de processos judiciais e dificuldades temporárias, mas sugerem que o dinheiro vai ajudar." Pessoas representadas pelo nipe de Ouros costumam ser egoístas e escandalosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?