25 de ago. de 2009

Significado dos números

A cada números é atribuído um sentido, e vamos estudá-los até onde nos seja possível praticá-los.
Estudaremos os números do 1 ao 4, (tetraktys) e suas variações em casa ternário/seternário, já que aprendemos a reduzí-los.

1 Iod


É a unidade do princípio criador dos números, pois dela tudo emana, é princípio ativo por excelência. É um termo positivo e gerador. O mundo divino. Representado pela cabeça, no corpo; É a espiritualidade, o corpo intelectual.

2 He

A unidade sozinha nada produz, salvo opondo-se a si mesma. Daí nasce a dualidade, princípio de oposição, princípio passivo por excelência. É um termo negativo e gerante. O mundo humano. No corpo, o peito, a vitalidade. É o corpo vital.

3 Vau


Da união com a dualidade nasce o terceiro termo, que une os dois opostos em uma neutralidade comum. 1+2 = 3 (adição teosófica, lembra?). É o princípio neutro. É um termo gerado, resultando dos dois primeiros. É o mundo material, o corpo todo, a materialidade. (questão dos livros dos espíritos quem lembra? "O espírito se manifesta pela matéria"). É todo o corpo material.

4 2° He

Estes três princípios reduzem-se ao quarto, que representa apenas uma nova acepção/geração da unidade como princípio ativo. O passivo-ativo. A transição de um ser pra outra geração. Transição de um mundo a outro.
Por que o quarto elemento tem, novamente, a letra He?
O princípio ativador do elemento de transição é conseqüênte, nunca gerador. Ele cria a partir do que o 1, o Divino, criou. Então é passivo, ao mesmo tempo que transformador, não conservador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não entendeu alguma coisa?