9 de ago. de 2009

Panteísmo

14 - Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
"Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.
"Deus existe; disso não poderis duvidas e é o essencial. Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto donde não lograreis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis. Deixai, conseguintemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastantes coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertardes delas, o que será mais útil do que pretendertes penetrar no que é impenetrável."

15 - Que se deve pensar da opnião segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e contituiriam, em conjunto, a própria Divindade, ou que se deve pensar da doutrina Panteísta?
"Não podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte Dele"

16 - Pretendem os que professam esta doutrina achar nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus: Sendo infinitos os mundos, Deus é portanto infinito; Não havendo o vazio, ou o nada em parte alguma, Deus estaria por toda parte; estando Deus em toda parte, pois tudo é parte integrante Dele, Ele dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. Que se pode opor a este raciocínio?
"A razão. Refleti mduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo" - Esta doutrina faz de Deus um ser material que, embora dotado de suprema inteligência, seria em ponto grande o que somos em ponto pequeno. Ora, transformando-se a matéria incessantemente, Deus nenhuma estabilidade teria; acharia-se sujeito a todas as vicissitudes, mesmo a todas as necessidades da Humanidade; faltaria-lhe um dos atributos essenciais da Divindade: a imutabilidade. Não se pode aliar as propriedades da matéria à idéia de Deus sem que Ele fique rebaixado ante nossa compreensão e não haverá sutilezas de sofismas que cheguem a resolver o problema da sua natureza íntima. Não sabemos tudo que Ele é, mas sabemos o que ele não pode deixar de ser e o sistema e que tratamos está em contradição com as suas mais essenciais propriedades. Ele confunde o Criador com a criatura, exatamente como o faria quem pretendesse que a máquina fosse parte do mecânico.

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