10 de ago. de 2009

Espírito e a matéria

21 - A matéria existe desde toda a eternidade, como Deus, ou foi criada por ele em dado momento?
"Só Deus o sabe. Há uma coisa, todavia, que a razão deve indicar: é que Deus, modelo de amor e caridade, nunca esteve inativo. Por mais distante que logreis figurar o início de sua ação, podereis concebê-lo ocioso, um momento que seja?"

22 - Define-se geralmente a matéria como sendo - o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. São exatas essas definições?
"Do vosso ponto de vista, elas o são, por que não falais senão do que conheceis. Mas a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria"
a) Que definição podeis dar a matéria?
"A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento, de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação." - Deste ponto de vista, pode-se dizer que a matéria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual atua o espírito.

23 - Que é o espírito?
"O princípio inteligente do Universo"
a) Qual a natureza íntima do espírito?
"Não é fácil analisar o espírito com vossa linguagem. Para vós, ele é nada, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa. Ficai sabendo: coisa nenhuma é o nada, e o nada não existe."

24 - É o espírito sinônimo de inteligência?
"A inteligência é um atributo essencial do espírito. Uma e outro, porém, se confundem num princípio comum, de sorte que, para vós, são a mesma coisa."

25 - O espírito indepened da matéria, ou é apenas uma propriedade desta, como as cores são da luz e o som do ar?
"São distintos uma do outro; mas, a união do espírito e da matéria é necessária para intelectualizar a matéria"
a) Essa união é igualmente necessária para a manifestação do espírito? (Entendemos aqui por espírito o princípio da inteligência, abstração feita das individualidades que por esse nome se designam)
"É necessária a vós outros, por que não tendes organizaçõa apta a perceber o espírito sem a matéria. A isto não são apropriados os vossos sentidos."

26 - Poder-se-á conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito?
"Pode-se, é fora de dúvida, pelo pensamento."

27 - Há então dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?
"Sim e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo que existe, a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira que para que o espírito possa exercer ação sobre ela. Embora de certo ponto de vista seja lícito classificá-lo como o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse positivamente matéria, razão não haveria para que também o espírito também não o fosse. Está colocado entre o espírito e a matéria; suas inumeráveis combinações com esta e sob ação do espírito, de produzir a infinita variedade de coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá."
a) Esse fluido será o que designamos pelo nome de eletricidade?
"Dissemos que ele é suscetível de inúmeras combinações. O que chamais fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal, que não é, propriamente falando, senão matéria mais perfeita, mais sutil e que se poed considerar independente"

28 - Pois que o espírito é, em si, alguma coisa, não seria mais exato e menos sujeito a confusão dar aos dois elementos gerais as designações de 'matéria inerte' e "matéria inteligente'?
"As palavras pouco importam. Compete-vos a vós formular a vossa linguagem de maneira a vos entenderdes. As vossas controvérias provêm, quase sempre, de não vos enternderdes acerca dos termos que empregais, por ser incompleta a vossa linguagem para exprimir o que não vos fere os sentidos" - Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria destituída de inteligência e vemos um princípio inteligente que independe da matéria. A origem e a conexão destas duas coisas nos são desconhecidas. Se promanam ou não de uma só fonte; se há pontos de contato entre ambas; se a inteligência tem existência própria, ou se é uma propriedade, um efeito; se é mesmo, conforme à opnião de alguns, uma emanação da Divindade, ignoramos. Elas se nos mostram como sendo distintas; daí o considerarmo-las formando os dois princípios constitutivos do Universo. Vemos acima de tudo isso uma inteligência que domina todas as outras, que as governa, que se distingue delas por atributos essenciais. A essa inteligência suprema é que chamamos de deus.

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